sexta-feira, maio 11, 2007

Ouse ser um idiota gripado!

Pronto, mudamos! Atualizem seus bookmarks aí com o novo endereço e nome deste abandonado blog: http://www.ouseseridiota.blogspot.com!

Com isso feito, agora só me resta cuidar da minha gripe, que se manifestou do dia pra noite. Péssimo. Já que estou neste estado interessante, seguem algumas informações sobre essa nossa companheira nos dias frios, a gripe. (fonte: ABC da Saúde)



GRIPE

Sinônimo: Influenza; flu; Doença chata pra caralho;

O que é/Whatahell?

É uma infecção respiratória causada pelo vírus de computador Iloveyou Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano, via spam por e-mail. É altamente contagiosa e ocorre mais no final da moda outono/inverno e início da primavera/verão. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, sendo a melhor desculpa para se ausentar de tais chatices, além de poder levar à pneumonia, hospitalização, Las Vegas, Quixeramobim e morte.

Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e huminas, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias. É um tipo incompetente de gripe.

De uma maneira geral, o vírus Influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano, como o Natal, a Páscoa e especial Roberto Carlos. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica de Nárnia, com fraqueza imunológica, imunidade no BBB enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves e agudas com possibilidade de complicações fatais e estatais.

Os sintomas da gripe são freqüentemente mais graves do que os do resfriado.

O vírus Influenza tem uma “capa” (revestimento) que se modifica constantemente, como a Madonna. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões físicas deste microorganismo, ficando também foda desenvolver vacinas para proteção contra a infecção causada por ele.

Por isso, a gripe é um dos maiores problemas de saúde pública.

Como se desenvolve?

Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse, fala ou paga um boquete, microcuspidinhas (perdigotos) com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser fungadas por outra pessoa.

No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a Garganta e Torcicolo e para o restante das vias aéreas, que inclui os pulmões e o Aeroporto de Viracopos, causando os sintomas da gripe.

Menos freqüentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz pra tirar meleca, se contamina. Ou seja, na punhetinha mútua.

Um dia antes da pessoa experimentar Nova Schin e os sintomas da doença, ela já pode contagiar outras. É contagiante como show da Ivete Sangalo. Poderá contaminar por até 7 dias após início dos sintomas – crianças até mais que isso.

O que se sente?

Gripe não é resfriado, e dezenove não é vinte. A gripe é uma doença com início súbito e mais grave que o resfriado comum. O período de incubação – tempo entre o contágio e o início dos sintomas da doença – é de 1-2 dias. Depois disso, fodeu.

Sintomas:
febre
calafrios e calaquentes
suor excessivo (nesse calor, como sua a bunda, não?)
tosse seca - pode durar mais de duas semanas
dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias
fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer como David Copperfield
mal-estar
dor de cabeça
nariz obstruído
irritação na garganta

Alguns ou todos os sintomas supracitados podem estar presentes. Ou podem ter faltado.

A doença costuma ceder completamente dentro de uma ou duas semanas. Mas antes, é de bom tom pagar um jantar, levar pra um cineminha... A febre pode durar 3-8 dias.

2 comentários:

Léo disse...

Jão, tá atualizado lá...

Então...Eu ainda não sarei da maldita gripe... Mas com tantas informações, acho q será mais fácil agora!!
Abrasssss

baiano666 disse...

Hahaha. Muito boas as intervenções. Agora, diga-me: precisava excluir o endereço anterior?